O Brasil é um país com elevada diversidade de depósitos minerais, contando com grandes reservas de variados metais, o que lhe faz um expoente no setor mineral global.
Os minerais estratégicos são atribuídos com base em cenários e contextos políticos, de acordo com objetivos e estratégias de cada nação (de acordo com o Plano Nacional de Mineração 2030).
O Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) desenvolve projetos específicos em minerais estratégicos (https://www.cprm.gov.br/publique/Recursos-Minerais/Projetos-Especiais-e-Minerais-Estrategicos-203), buscando fomentar o conhecimento do potencial nacional na área. Neste sentido, estão incluídos minerais fundamentais para a agricultura, empregados na produção de fertilizantes, como os NPK – Nitrogênio, Fosfato e Potássio.
Ainda, fazem parte desta categoria de minerais estratégicos, aqueles que serão empregados na fabricação de baterias e produtos de alta tecnologia, como os elementos terras raras, o lítio, o cobalto e o tântalo, dentre outros. Ainda se inclui na categoria de estratégicos, aqueles minerais em que o país tem grandes reservas em comparação com outros países, no caso brasileiro, podemos destacar o ferro e o nióbio.
A Galena MapTech possui uma equipe especializada e capaz de desenvolver projetos voltados à pesquisa de minerais estratégicos, auxiliando empresas na definição de alvos potenciais e direcionando a descoberta de novos depósitos.